domingo, junho 08, 2014

Qual o seu percurso (escolar) no processo narrativo?



Minha experiência foi muita boa. Lembro-me de que a partir da 5ª série minha professora chamava a atenção para a forma como o autor havia construído seu texto, por exemplo, se ao optar por esta ou aquela forma, ele visava a um efeito. E ali eu comecei a pensar se era a intenção do escritor desde o início ter escrito daquela forma, por que aquele texto era diferente de outros etc
Para ampliar o nosso repertório, ela se utilizava sempre de meios para além do texto escrito: fotografias, música, filmes entre outros. Nós também líamos muitos livros ao longo do ano que eram sempre cobrados por meio de provas.
Esta professora também nos fazia analisar e produzir muitos textos ao longo do ano; mas ela sempre trabalhava por etapas. Aos poucos, a classe trabalhava com o enredo, o conflito, o processo de construção da personagem, do narrador, do espaço, do tempo e o clímax. Isso resultava numa convivência maior com os elementos da história e com as personagens que criavam vida ao longo do ano. Em algumas aulas, a professora promovia também o encontro das personagens. Assim, divididos em duplas ou trios escrevíamos uma história a ‘quatro’ ou ‘seis’ mãos.

Nenhum comentário: