Minha
experiência foi muita boa. Lembro-me de que a partir da 5ª série minha professora chamava a atenção para a forma como o
autor havia construído seu texto, por exemplo, se ao optar por esta ou aquela
forma, ele visava a um efeito. E ali eu comecei a pensar se era a intenção do
escritor desde o início ter escrito daquela forma, por que aquele texto era diferente de outros etc
Para ampliar
o nosso repertório, ela se utilizava sempre de meios para além do texto
escrito: fotografias, música, filmes entre outros. Nós também líamos muitos
livros ao longo do ano que eram sempre cobrados por meio de provas.
Esta
professora também nos fazia analisar e produzir muitos textos ao longo do ano;
mas ela sempre trabalhava por etapas. Aos poucos, a classe trabalhava com o
enredo, o conflito, o processo de construção da personagem, do narrador, do
espaço, do tempo e o clímax. Isso resultava numa convivência maior com os elementos da
história e com as personagens que criavam vida ao longo do ano. Em algumas
aulas, a professora promovia também o encontro das personagens. Assim, divididos
em duplas ou trios escrevíamos uma história a ‘quatro’ ou ‘seis’ mãos.
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