adotamos o conceito de dialogia sistematizado pelo teórico russo Mikhail Bakhtin. Bakhtin e seu Círculo demonstraram que o conceito de dialogismo é um procedimento que constrói a imagem do homem num processo de comunicação interativa. Assim, podemos afirmar que a base da concepção dialógica da linguagem é o discurso que traz em seu interior o “outro”.
Bakhtin fez estudos das formas de citação do discurso e das formas de discurso bivocal para ilustrar a concepção do discurso que traz no seu interior o outro. O teórico considera o tratamento dialógico possível a qualquer parte significante do enunciado, inclusive, numa palavra isolada, se ouvimos nela a voz do outro.
Sintetizando, os tipos de discurso apresentados por Bakhtin são: 1) Primeiro tipo: discurso referencial direto e imediato – o discurso que nomeia, comunica, enuncia, representa. 2) Segundo tipo: discurso representado ou objetificado – discurso direto do herói. 3) Terceiro tipo: discurso orientado para o discurso do outro – discurso bivocal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário