sexta-feira, janeiro 22, 2010

resumo

Este trabalho possui dois capítulos, além da introdução e da conclusão. No primeiro capítulo, fundamentando-nos nos autores que tratam da história da literatura infantil buscamos as relações históricas da tradição do gênero que vêm do século XVIII até o período em que foi publicado “A terra dos meninos pelados”. Nesse capítulo, também pesquisamos sobre a crítica literária e o estudo da personagem.
Ao examinarmos os estudos sobre as primeiras obras para crianças publicadas no Brasil, podemos perceber que, ao remodelar a história original de Narizinho, Lobato dá início à etapa mais fértil da literatura infantil brasileira. Romancistas e críticos da década de 30 compartilham deste período, entre eles, está Graciliano Ramos ao criar a narrativa original “A terra dos meninos pelados”, em 1937, que apontou um dos rumos que a literatura infantil brasileira tomou: um universo inventado e corporificado pelo imaginário infantil.
Ao estudarmos a crítica literária e o estudo da personagem, percebemos que o conceito de herói está estreitamente ligado aos códigos culturais, éticos e ideológicos, dominantes numa determinada época histórica e numa determinada sociedade. Até a segunda década do século XX, nada, a rigor, se fez no sentido da elaboração de uma teoria da prosa ficcional. E a radicalização para uma nova concepção da personagem acontece com os formalistas russos. Esses teóricos, seguidos de perto pelos estruturalistas e semiólogos, fizeram estudos no sentido de perceber a personagem como um ser de linguagem.
No segundo capítulo, analisamos em detalhe o conto “A terra dos meninos pelados”, a fim de, à luz do conceito de dialogia sistematizado pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, verificar como se dá a construção da personagem Raimundo. Assim, podemos perceber que sua construção faz-se por meio das vozes que vão compor a sua voz. Por se tratar de uma personagem dotada de sensibilidade, suas ações comprovam sua perspicácia. Ao colocar o “Dr.” em seu apelido depreciativo, Raimundo se apropria do título de doutor, graduação de respeito, termo amplamente conhecido no meio social, e lhe atribui outro sentido por colocá-lo em um novo contexto.
O discurso de Raimundo busca principalmente simular sua indiferença e independência do julgamento do outro. Assim, por causa da influência da palavra antecipável do outro, Raimundo entra em polêmica interior desde o começo da narrativa.
Dessa forma, procuramos passar pela investigação do projeto estético e do projeto ideológico da narrativa em questão.

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