http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/190/rumo-ao-fundamental-277182-1.asp
Educação Infantil
Envolta
em expectativa tanto para as crianças, quanto para pais e escola, a
transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental impõe um
desafio: integrar as duas etapas, evitando a ruptura entre brincadeira e
letramento
Analice Bonatto
|
Ceduc Creche Natura: pesquisadores defendem que é preciso levar a brincadeira da EI para os primeiros anos do EF
|
| | | | |
'Dois,
dois', repetem as crianças da Emeb Vital Brasil, em São Bernardo do
Campo, na Grande São Paulo, ao mesmo tempo em que mostram o número com
as mãos ao serem questionadas sobre quando vão para o Ensino
Fundamental. Com entusiasmo, mostram no calendário os dois meses até o
final de 2012. A maioria delas vai para a Emeb Viriato Correia, a poucos
metros dali. A proximidade é um dos fatores que faz muitas já
conhecerem a nova escola.
A princípio, a questão sobre o que vão fazer no EF desperta mais
respostas relacionadas ao brincar: 'lá tem quadra e vamos jogar bola',
diz uma delas. Os dois parquinhos e o jardim encantado também são
lembrados. Porém, a mesma questão acaba gerando outras respostas, como
'vai ter muita lição de casa', 'vamos usar caneta e caderno grande',
dizem ao mesmo tempo. 'Lição de letra de mão', diz um aluno já
alfabetizado, apontado por elas como inteligente, que, por sua vez,
justifica a ida para a nova fase escolar para ficar 'ainda mais
inteligente'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário