terça-feira, maio 20, 2014

Rumo ao fundamental

http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/190/rumo-ao-fundamental-277182-1.asp


Educação Infantil

Envolta em expectativa tanto para as crianças, quanto para pais e escola, a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental impõe um desafio: integrar as duas etapas, evitando a ruptura entre brincadeira e letramento


Analice Bonatto
Gustavo Morita
Ceduc Creche Natura: pesquisadores defendem que é preciso levar a brincadeira da EI para os primeiros anos do EF




'Dois, dois', repetem as crianças da Emeb Vital Brasil, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, ao mesmo tempo em que mostram o número com as mãos ao serem questionadas sobre quando vão para o Ensino Fundamental. Com entusiasmo, mostram no calendário os dois meses até o final de 2012. A maioria delas vai para a Emeb Viriato Correia, a poucos metros dali. A proximidade é um dos fatores que faz muitas já conhecerem a nova escola. A princípio, a questão sobre o que vão fazer no EF desperta mais respostas relacionadas ao brincar: 'lá tem quadra e vamos jogar bola', diz uma delas. Os dois parquinhos e o jardim encantado também são lembrados. Porém, a mesma questão acaba gerando outras respostas, como 'vai ter muita lição de casa', 'vamos usar caneta e caderno grande', dizem ao mesmo tempo. 'Lição de letra de mão', diz um aluno já alfabetizado, apontado por elas como inteligente, que, por sua vez, justifica a ida para a nova fase escolar para ficar 'ainda mais inteligente'.

Nenhum comentário: