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Educação Infantil
Envolta
 em expectativa tanto para as crianças, quanto para pais e escola, a 
transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental impõe um 
desafio: integrar as duas etapas, evitando a ruptura entre brincadeira e
 letramento
Analice Bonatto
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Ceduc Creche Natura: pesquisadores defendem que é preciso levar a brincadeira da EI para os primeiros anos do EF 
 
 
 
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'Dois,
 dois', repetem as crianças da Emeb Vital Brasil, em São Bernardo do 
Campo, na Grande São Paulo, ao mesmo tempo em que mostram o número com 
as mãos ao serem questionadas sobre quando vão para o Ensino 
Fundamental. Com entusiasmo, mostram no calendário os dois meses até o 
final de 2012. A maioria delas vai para a Emeb Viriato Correia, a poucos
 metros dali. A proximidade é um dos fatores que faz muitas já 
conhecerem a nova escola. 
A princípio, a questão sobre o que vão fazer no EF desperta mais 
respostas relacionadas ao brincar: 'lá tem quadra e vamos jogar bola', 
diz uma delas. Os dois parquinhos e o jardim encantado também são 
lembrados. Porém, a mesma questão acaba gerando outras respostas, como 
'vai ter muita lição de casa', 'vamos usar caneta e caderno grande', 
dizem ao mesmo tempo. 'Lição de letra de mão', diz um aluno já 
alfabetizado, apontado por elas como inteligente, que, por sua vez, 
justifica a ida para a nova fase escolar para ficar 'ainda mais 
inteligente'.
 
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